GLOCAL Pensando GLObalmente e agindo loCALmente
Na ótica GLOCAL e como resposta à invasão do espaço para erigir sobre uma APP Área de Proteção Permanente uma comunidade desprovida de infraestrutura urbana, que certamente contaminará o solo e ás águas das nascentes, com consequências nefastas sobre a saúde da população, surgem, então, os estudo preliminares do Bem Juntinhos, Projeto Intergeracional, na certeza de que nossa área pode se transformar num espaço vibrante, cheio de cultura, sustentabilidade e vida, garantindo-se o direito à cidades sustentávels, previsto constitucionalmente no Estatuto das Cidades.
Inspirados no modelo chamado Florestas Verticais, do arquiteto urbanista italiano Stefano Boeri e pensando, também, no crescimento exponencial dos idosos, que vem sendo verificado ao redor do mundo, queremos erigir um residencial para essa faixa etária, como uma intervenção mais que oportuna, visando aumentar as contribuições desse grupo para o desenvolvimento social e evitar que o envelhecimento populacional se transforme em uma crise para a estrutura da saúde brasileira.
E mais, queremos construir também uma escola ambiental infantil, que proporcione uma experiência intergeracional transformadora.
Pela primeira vez, o mundo tem mais idosos do que crianças. As estimativas apontam para um crescente desequilíbrio entre os mais velhos e os mais novos. Até 2050, haverá duas pessoas com mais de 65 anos para cada uma entre zero e quatro anos.
Essa desproporção simboliza uma tendência que os demógrafos vêm acompanhando há décadas na maioria dos países: estamos vivendo mais e tendo cada vez menos filhos.
Enfim, o Bem Juntinhos une as políticas públicas em torno da sustentabilidade humana, assim entendida como um conjunto de ações que garantem a perpetuação da espécie humana em alto grau de equilíbrio físico, emocional, mental e espiritual, mensurado pelo acesso permanente à educação, moradia, cultura, esporte, lazer, assistência médica e segurança pública, confluindo para um pleno e contínuo desenvolvimento humano para si e para as gerações futuras”.
Considerando a urgência de iniciarmos a requalificação dessa área, sob pena de agravarmos as consequências negativas que já repercutem, dentre outras coisas, no aumento da violência, com impacto na segurança pública, no meio ambiente, na saúde e na paisagem da cidade, lançamos a Campanha
- Stefano Boeriarchitetti (Perfil do Instagram)
- Floresta Vertical Trudo / Stefano Boeri Architetti
- As florestas verticais mais exuberantes do mundo
- Papa Francisco: a aliança das pessoas idosas e das crianças salvará a família humana
- Estudo sobre a Convivência com Crianças e a Esperança de Idosos
- A Importância da educação ambiental
- A primeira Cidade - Floresta do Mundo